sexta-feira, 17 de junho de 2011

Porque comer de 3 em 3 horas?





Para quem quer emagrecer, pode parecer um tanto quanto absurda a idéia de que comer mais vezes ao dia ajuda a manter as curvas em dia. No entanto, diminuir o intervalo entre as refeições acelera o metabolismo, evitando que o organismo acumule nutrientes em forma de gordura. 
Comer a cada três horas acelera o metabolismo, assim, se tem uma digestão mais rápida, o que ajuda a emagrecer.
É como se o organismo, acostumado a poucas refeições por dia, aprendesse a acumular energia para os momentos de fome. Dessa forma, em períodos prolongados de jejum o corpo "salva" gordura extra para possíveis situações de escassez.
Quando se faz apenas duas ou três grandes refeições ao dia o corpo estoca gordura, por isso, quem come em períodos menores tem um metabolismo mais rápido. No entanto, engana-se quem pensa que comer a cada três horas signifique beliscar petiscos ou guloseimas. É importante que se coma alimentos saudáveis.
Quem se alimenta de forma saudável em períodos curtos, acaba tendo menos fome e uma sensação maior de saciedade. Assim, dificilmente aquele prato suculento vai ser devorado em poucos minutos. Tendo menos fome, a pessoa mastiga com mais calma e mais vezes. Um alimento bem mastigado, será mais fácil de ser digerido.
Desconfortos como dor de estômago, desânimo e mau humor podem, também, ser conseqüências de períodos longos de jejum.No geral, pessoas que fazem refeições com intervalos maiores não conseguem obter todos os nutrientes nas quantidades adequadas ao funcionamento padrão do intestino.
O jejum prolongado aumenta ainda a produção de insulina no organismo, provocando uma hipoglicemia (falta de açúcar no sangue). Por isso, é normal que se sinta fraqueza, tontura e mal-estar em um período longo entre duas refeições. 
Portanto, além de questões estéticas, uma alimentação regulada pode ajudar a melhorar seu desempenho no trabalho e até mesmo na relação com pessoas próximas. E para quem passa horas em frente ao computador e culpa a falta de tempo pela má alimentação, vale a dica: tenha sempre em mãos barrinhas de cereais, frutas secas e frescas, castanhas, sucos, queijos em embalagens individuais, bolachas e torradas integrais. 




* Há já uns dias que não tenho comido a cada 3 horas, ora porque não tenho fome, ou tenho preguiça de preparar alguma coisa, ora estou a trabalhar e não quero deixar o que estou a fazer, etc. Tudo são desculpas para não cumprir com o horário. Então o meu namorado deu-me a ideia de colocar o despertador do telemóvel a tocar a cada 3 horas para me lembrar de ir comer. E assim que eu acabar de comer mando uma mensagem ao meu namorado. Para ele saber que ando a fazer tudo certinho. Tenho a certeza que irá dar certo. Começo amanha.  
O que acham desta ideia?


Grande beijo!!

11 comentários:

  1. Bela ideias querida :)

    Assim tens mais responsabilidade xD

    Bom Fim de semana para ti também :)
    E eu vou tentar não cair em tentações :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ei!
    dia de semana tenho minha rotina e sempre consigo comer de 3 em 3 horas..mas chega fds... tudo fica desregulado!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  3. Boa Tarde Mais nova Amiga
    Vim agradecer a visita, ando meio atrapalhada nestes dias mas quando as coisas voltarem ao normal pode ter certeza de que andarei sempre por aqui no seu cantinho, amo visitar minhas amigas.
    Bom te desejo um lindo findi de muita garra, força e determinação.
    Imenso beijo e fica com Deus

    ResponderEliminar
  4. Amiga achei a idéia ótima,e lina o teu namora é um fofo em te ajudar dessa forma,e quanto a comer de três em três horas eu já sabia e tenho procurado fazer isso.
    Bjos e um final de semana maravilhoso.

    ResponderEliminar
  5. Oiee, comer de 3 em 3 horas é sagrado pra mim, já me costumei, é excelente mesmo.
    beijinhos eótimo fds light pra vocee

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho comido muito mais do que de 3 em 3 horas, ando com o apetite voraz!

    ResponderEliminar
  7. Oieee..achei otima a ideia...e espero que consiga seguir viu....beijaoo e otimo final de semana.

    ResponderEliminar
  8. Isso é mesmo verdade. Cá em casa comemos sempre de 3 em 3 horas e estamos a perder peso.
    Resulta mesmo!

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito do teu post e obrigada pelo teu comentário...sim eu sei bem o que é compulsao, e sim eu num acto de compulsao quanto mais como mais quero até cair mesmo para o lado, passar mal de achar que vou morrer....

    Muito obrigada pelo teu comentário linda e força.

    beijinho

    ResponderEliminar
  10. Nem eu conseguiria fazer de outra maneira... às vezes até é de 2h30 em 2h30. Mais vale comer com mais frequencia do que tentar aguentar e depois sucumbir à compulsao ;/ obrigada pelas visitas frequentes :D

    ResponderEliminar
  11. ola minha querida =)

    melhor ideia era impossivel eheh mas que namorado mais dedicado nao?

    estás no bom caminho eehe

    bom fim de semana =)

    beijoo

    ResponderEliminar